terça-feira, 29 de março de 2011

SOFTWARES EDUCACIONAIS


O uso do COMPUTADOR como ferramenta educacional tem se mostrado útil e proveitoso no processo de ensino-aprendizagem. Contudo, é importante frisar que o software educativo não deve ser tomado como algo que independe da orientação de professores e/ou tutores, dentro de um contexto educacional propício e inovador.
Por exemplo, ao utilizar as teorias construtivista e sócio-interacionista, onde o aluno é convidado a ser sujeito de sua própria aprendizagem, construindo seu conhecimento através de sua relação com o meio, o software educativo não é o centro das atenções. Neste contexto é apenas um “parceiro intelectual do aluno [que estimula] o pensamento crítico e aprendizagem de ordem superior” (Jonassen, 2007).
Igualmente importante é observar a qualidade dos softwares que têm sido produzidos. É adequado à faixa etária a que se destina? É visualmente aprazível? Proporciona feedback? Quão acessível e/ou navegável ele é? É difícil de ser instalado? Motiva e desperta o aluno para o conhecimento? Todos estes pontos devem ser levados em conta na hora de adquirir ou mesmo usar o software em sala de aula.
Ainda, existem formas de se classificar os softwares através dos níveis de aprendizado que eles proporcionam. Podemos ter softwares seqüenciais (onde o aluno aprende com informações transmitidas de forma seqüencial e repetitiva), relacionais (há interação do aluno com a tecnologia, somente) e criativo (através da utilização da tecnologia, o aluno interage com outras pessoas, que compartilham de objetivos comuns).
No caso dos softwares educativos, a qualidade do processo de desenvolvimento é essencial para a obtenção da qualidade do produto que é tratada, além das normas já citadas, na norma ISO/IEC 12 119 que enfoca os requisitos de qualidade de pacotes de software. Os software devem apresentar fatores que facilitam a atuação do professor. Essas características, em geral, são pedagógicas, facilidade de uso, da interface, adaptabilidade e precisão, entre outras. Poderíamos ainda considerar como subfatores, segundo Ana Regina Rocha e Gilda Helena Bernardino de Campos(1993), clareza,concisão, estilo, modularidade, disponibilidade, estrutura e rastreabilidade, entre outros.

A avaliação de software pressupõe como objectivos a serem alcançados pelo mesmo:
  • Informar, ajudar e orientar as escolas e os professores na selecção e uso do software educativo.
  • Identificar características do software educativo com elevado potencial pedagógico.
  • Identificar eventuais aspectos negativos: erros de conteúdos, estereótipos de naturezas diversas.
  • Proporcionar informação potencialmente útil aos produtores de software educativo.
  • Contribuir para uma base de conhecimento científico-pedagógico disponível à comunidade educativa.
  • Estimular a emergência de práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.
  • Estimular a reflexão e a investigação sobre o uso de software educativo nas escolas.

Em geral os de Métodos de Avaliação de Softwares Educativos, qualificam os softwares quanto às características:
  • Funcionalidade - Evidencia que o conjunto de funções atende às necessidades explícitas e implícitas para a finalidade a que se destina o produto.
  • Usabilidade - Evidencia a facilidade de utilização do software.
  • Confiabilidade - Evidencia que o desempenho se mantém ao longo do tempo em condições estabelecidas.
  • Eficiência - Evidencia que os recursos e os tempos envolvidos são compatíveis com o nível de desempenho requerido para o produto.
  • Manutenibilidade - Evidencia que há facilidade para correções, atualizações e alterações.
  • Portabilidade - Evidencia que é possível utilizar o produto em diversas plataformas com pequeno esforço de adaptação. [Tsukumo, 1997].
Deixamos a dica para os que já  estão usufruindo e para os que virão  das tecnologias a serviço da educação.

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